Fondue Saudável – Um Guia para Fazer Fondues de Caldo e Óleo Quente

twinstips food

Uma panela de óleo quente em que você mergulha a carne parece totalmente bárbaro, mas também pode ser saudável para o coração. Os fondues de caldo e óleo quente são muito menos decadentes do que os seus irmãos, o fondue de queijo e chocolate, mas são igualmente saborosos. Se você tomar um pouco de cuidado ao selecionar os ingredientes e evitar comer demais, tanto o caldo quanto os fondues de óleo quente podem se tornar uma refeição saudável.

Fondue Bourguignonne (também conhecido como fondue de óleo quente) consiste em clientes que cozinham sua própria comida em longos garfos em uma panela cheia de óleo quente. O óleo é aquecido em uma panela de fondue a cerca de 325 graus e os convidados espetam cubos de carne e os colocam diretamente no óleo quente. Enquanto se espera um ou dois minutos para que a carne cozinhe e também para saborear um pouco de vinho e sua companhia (a melhor parte do fondue), o cubo é retirado do azeite e fica pronto para ser mergulhado em diversos molhos.

Para tornar o fondue de óleo quente mais saudável, você precisa começar com o óleo. O óleo de amendoim tem baixo teor de gordura saturada e colesterol e também é rico em gordura monoinsaturada. Isso significa que, assim como o azeite, o óleo de amendoim melhora a proporção de “colesterol bom” em relação ao “colesterol ruim”. Em seguida, você precisará usar cortes magros de carne. Lombo de vaca, lombo de porco e lombo de cordeiro são bons, mas peito de frango ou de peru são suas melhores opções. E mantenha as porções pequenas. A orientação geral é que a porção deve ser do tamanho da palma da sua mão.

Molhos também podem ser mais saudáveis ​​com a substituição de ingredientes. Tente usar molho de soja com baixo teor de sódio ou creme de leite sem gordura. Dê um pequeno mergulho e não afogue a comida no molho. Basta dizer não ao molho béarnaise ou holandês.

Os fondues de caldo são semelhantes aos fondues de óleo quente, exceto que são cozidos em caldo em vez de óleo. A vantagem de cozinhar em caldo é que ele adquire os sabores dos ingredientes mergulhados nele e você pode comê-lo. Freqüentemente, o caldo de fondue (ou Shabu Shabu) é seguido por um prato de macarrão ou sopa de arroz que é feito com o caldo restante.

Comece o seu fondue de caldo com frango com baixo teor de sódio ou caldo de carne. Assim como o fondue de óleo quente, você deve usar cortes magros de carne, pequenas porções e limitar o uso de molhos para imersão. Os fondues de caldo adicionam vegetais à mistura. Experimente adicionar cogumelos, cebolinha, cenoura e aipo ao caldo. Carregar vegetais não só vai saciá-lo, mas eles também são saudáveis ​​para você.

Quando os ingredientes acabarem, adicione o restante à panela de fondue junto com um pouco de macarrão ou arroz. Deixe ferver por alguns minutos e sirva esta sopa maravilhosamente saborosa como um deleite após o jantar para seus convidados.

O fondue de chocolate é delicioso, mas engorda. O fondue de queijo não é algo que deva comer todos os dias. Ao fazer dieta, você provavelmente deve pular os dois e preferir os fondues de caldo e óleo quente. Se algum cuidado for tomado ao coletar os ingredientes, o fondue pode se tornar uma refeição saudável.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *